Campo de busca

Post destaque 1

Post destaque 1
Maquiagem para pele negra

Post 2

Post 2
Dica de passeio: cachoeiras em Conceição do Mato Dentro!

Post 3

Post 3
A elegância das capas!

Post 4

Post 4
Tendência: Strappy Bra!

Post 5

Post 5
Uber: o que você precisa saber sobre o aplicativo que está mexendo com BH!

Whey Protein

24 julho 2013
É só dar um breve passeio pelo instagram pra encontrar fotos de certas celebridades, blogueiras e afins tomando suplementos e, principalmente, a tal Whey Protein em seus momentos fitness.. Curiosa que sou, resolvi pesquisar um pouco mais sobre o produto que conquistou de vez a galera preocupada com o corpo e a saúde, e  agora venho dividir com vocês minhas descobertas.

blog40  Fotos do instagram de Camila Coelho, Luisa Accorsi, Lala Noleto, Sabrina Sato e Carol Buffara.

A ingestão de quantidades adequadas de proteínas, bem como, da qualidade dessas, é de fundamental importância para o funcionamento ideal do corpo.
 
A quantidade de proteína que nosso corpo pode digerir e usar para o processo de ‘construção’ de músculos não é sempre 100%. A fonte de proteína natural melhor digerível, por exemplo, é o ovo, o qual a porcentagem de utilização pelo nosso corpo é de 94%.
Devido ao fato de possuir a melhor taxa de absorção de qualquer fonte natural, o ovo ganhou a graduação "100" e todas as outras proteínas são graduadas em comparação às suas proteínas.
Essa escala de graduação usada para determinar que porcentagem de uma determinada fonte nutricional é usada pelo corpo chama-se: Valor Biológico. Quanto maior for o valor biológico, mais aminoácidos e nitrogênio (fatores de crescimento muscular) seu corpo irá reter . E é aí que entra a Whey Protein e outras proteínas criadas em laboratório..
 
whey
 
A Whey Protein é o nome comercial da proteína do soro do leite extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.
Essa proteína é de peso molecular leve, o que torna a absorção mais rápida por necessitar de menos tempo e gasto energético do sistema digestório para quebrar as moléculas em partes menores. Consequentemente seu valor biológico é alto (maior que o do ovo). Além disso, a Whey Protein possui altas quantidades de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que o nosso organismo não produz, mas que necessita para formar estruturas como, por exemplo, as miofibrilas das células musculares que são importantes no ganho de massa muscular.
 
A Whey Protein é talvez hoje o suplemento mais conhecido no mundo, e funciona não só para atletas e praticantes de atividades físicas que procuram aumento de performance, mas também para qualquer pessoa que esteja procurando levar uma vida mais saudável e manter um visual em forma.
 
Tipos de Whey Protein
 
Como a Whey Protein é extraída do soro do leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor ainda muito baixo. Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração, resultando em uma maior concentração de proteínas, e 3 tipos de Whey:
 
Whey Protein Concentrada:  Opção de menor custo. Seu processo de elaboração é mais barato, pois passa apenas pelo processo leve de filtragem resultando em 70 a 80% de proteínas e o restante em carboidratos e gorduras. Ainda assim, esse tipo de Whey contém grandes quantidades de BCCAs, glutaminas, além de a maior parte das frações peptídicas serem mantidas. Essas partículas são responsáveis por muitas funções do nosso organismo e melhoram nossa imunidade já que possuem ações antioxidantes.
 
Whey Protein Isolada: Sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. Resulta em até 95% de proteínas. Em algumas marcas chega a ser zero a quantidade de carboidratos e gordura. Uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir.
 
Whey Protein Hidrolisada:  Além de passar por uma filtragem minuciosa, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. Esse fator facilita  e torna ainda mais rápido a absorção pelo organismo.
 
Benefícios
  • Melhora da performance atlética e crescimento muscular
  • Solúvel, fácil de digerir, e de sabor neutro
  • Sacia a fome mais rapidamente que outras fontes de proteína e mantém a massa muscular (metabolismo alto); 
  • Contém ingredientes bioativos como imunoglobulinas e lactoferrinas, que auxiliam na manutenção de um sistema imunológico saudável;
  • Possui altas concentrações de BCAA (Aminoácidos de cadeia ramificada). Os BCAA's constituem até 35% da massa muscular corporal e são indispensáveis para a manutenção e o crescimento dos músculos. Além de construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo
  • Ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico.
     
    Como tomar
           
    Os horários mais usuais de consumo da Whey são: antes e depois do treino, e ao acordar, devido ao grande período de tempo do corpo sem alimento.

  • Há várias maneiras de se consumir a Whey: em barra, shake, líquido, gel, e por aí vai. A Whey está disponível, também, em diversos sabores como: baunilha e chocolate; e é cada vez mais comum a inclusão do pó de Whey em várias receitas como: sobremesas, bolos, panquecas, com frutas.. É só soltar a criatividade!
       
    d007914ee24011e2950322000a1fcea7_7O instagram da @carolbuffara é cheio das receitinhas com Whey!

    Atenção
     
    A Whey Protein não é usada apenas para dietas de ganhos musculares. Ela é indicada também para quem quer emagrecer, sem perder massa magra, pois ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, saciando a fome mais rápido do que outras proteínas.
     
    É muito importante, calcular toda a quantidade de proteínas consumidas em sua dieta. É a partir desse cálculo que é decidida a quantidade ideal de consumo da Whey.

    Esse post é meramente informativo. Se você se interessou pela Whey, o ideal é consultar um profissional para dizer se ela é realmente indicada à você, já que cada caso é único. Lembrando também que de nada adianta tomá-los sem uma alimentação balanceada aliada à exercícios físicos, né?
     
     
    E aí, gostaram de saber mais sobre o assunto? (:
    xoxo. :*

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário