Campo de busca

Post destaque 1

Post destaque 1
Maquiagem para pele negra

Post 2

Post 2
Dica de passeio: cachoeiras em Conceição do Mato Dentro!

Post 3

Post 3
A elegância das capas!

Post 4

Post 4
Tendência: Strappy Bra!

Post 5

Post 5
Uber: o que você precisa saber sobre o aplicativo que está mexendo com BH!

Sobre Pilates e outras atividades físicas!

01 agosto 2014
Minha história com a atividade física é a seguinte: logo nos primeiros anos de educação física na escola, nos meus 7, 8 anos de idade, percebi que eu não levava jeito pros esportes. Do Vôlei ao Handball, minha habilidade com a bola era 0. Sabe aquela coisa de ser sempre a última da turma a ser escolhida na formação dos times? Então, era eu. haha Educação física era, de longe, a disciplina que eu menos gostava. Antes disso fiz um bom tempo de Jazz Dance, mas também não era nenhuma Ana Botafogo e acabei abandonando. Com uns 12 anos tentei a Natação. Não cheguei a me afogar, mas meus movimentos nos estilos de nado nunca estavam perfeitos pro meu professor que era militar e bastante rígido. Somente há uns 3 anos atrás é que voltei a encarar a atividade física, no caso a musculação. Fiz 5 meses, parei por um episódio de cólica renal, e quando percebi já tinha abandonado a academia também, rs.
93ffd3cf75189cded913de3e055c2b49
Apesar de odiar o clima de academia (gente te olhando torto, bombadões malhando enquanto se olham no espelho, ter que esperar gente lerda acabar o exercício pra revezar o equipamento com você, a monotonia de todos os dias os mesmos exercícios, etc) reconheço que fez muito bem pro meu corpo na época.

Sou magra, mas - nos últimos tempos - senti que meu corpo estava se modificando, perdendo um pouco as formas, sabe? (Alô degustação de buffet pra formatura, copa e etc! rs) E como não existem milagres e antes prevenir do que remediar, tive que começar a cogitar a volta às atividades físicas. O problema é que dava vontade de sumir só de pensar em pisar numa academia de novo, e não queria começar já desanimada, querendo abandonar tudo. Foi aí que comecei a pesquisar mais sobre o Pilates e resolvi dar uma chance à essa atividade.
10b3e5d98cb9e6fd1da291ac8f330c12O Pilates tem como base, os princípios criados por Joseph H. Pilates (1880-1967). Os exercícios realizados são de baixo impacto e de poucas repetições e proporcionam resultados eficazes aliados ao menor desgaste das articulações e dos músculos, tornando-os praticáveis por pessoas de todas as idades, em qualquer nível de condicionamento físico. O método alonga e a fortalece os músculos do corpo de forma integrada e individualizada, além de melhorar a respiração, diminuir o stress, desenvolver consciência e equilíbrio corporal, melhorar a coordenação motora e a mobilidade articular, proporcionar relaxamento, dentre outros benefícios.

O Pilates não trabalha com pesos como nas academias. As resistências são feitas com molas ou o peso do próprio corpo. Por trabalhar com poucas repetições, várias séries do mesmo exercício e mais controle dos movimentos, se ganha tonificação muscular, mas sem grandes hipertrofias como acontece na musculação.

Existem duas modalidades básicas de Pilates : a que conta com 4 aparelhos: Cadillac, Barril, Step Chair, e Reformer (da esquerda para a direita na foto), e a no solo. Na modalidade solo, a execução dos exercícios tende a ser mais difícil, pois eles exigem força muscular, alongamento, equilíbrio e muita consciência corporal, embora existam aulas básicas, intermediárias e avançadas.
518c9b43901e85dc0487462d113b0bd9
As aulas que faço misturam a modalidade solo e a com aparelhos e são realizadas no máximo para 4 alunos. Estou praticando há 3 semanas (3x/sem) e adorando! É impressionante como não temos a noção do quanto o corpo está precisando de exercícios até que realmente comecemos a fazer algo, né? Minha flexibilidade, condicionamento, postura, etc estavam/estão péssimos e é muito legal quando, com o passar do tempo, a gente vai sentindo a melhora, ou conseguindo executar melhor um exercício que antes era bem difícil.. Os exercícios mudam todos os dias (monotonia 0!) e o tempo passa muito depressa! Agora que, finalmente, me encontrei em algo não arredo pé! haha Recomendo demais! (:
PilatesJoseph Pilates praticando e ensinando a modalidade que criou.

f18f54fe921e6b09ce567ba36e861f0a
Com o tempo pretendo fazer posts por aqui com meus avanços no Pilates. Vocês gostariam? E vocês, praticam algum exercício? Já experimentaram o Pilates? Comentem! (:

xoxo. :*

6 comentários:

  1. Eu tenho vontade de fazer, sempre tive, mas não sei como funciona... E não sei aonde encontrar instrutores.
    Adoraria que você fizesse mais posts assim!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que o post tenha sanado um pouco das suas dúvidas de como o Pilates funciona! Onde você mora? Às vezes posso te ajudar a encontrar um local bacana! Pode deixar que vou tentar fazer mais post assim! (: Beijos!

      Excluir
  2. Oi Thaís! Muito bom o post, super informativo. Morro de vontade de fazer pilates também, quem sabe um dia não animo.... Agora tá na moda o tal do pilates suspenso, que mistura técnicas de circo... já ouviu falar?! Parece ser muito legal também! Um bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kellen! Que bom que gostou do post! (: Ai, anima sim! É muito bom! A gente vira outra pessoa.. Já ouvi falar dessa modalidade, sim! Acho incrível, mas não sei de lugares aqui em BH que tem.. Você sabe? Beijão!

      Excluir